sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Dia 22 de agosto comemora-se o Dia do Folclore.

Criação da data

O Congresso Nacional Brasileiro, oficializou em 1965 que todo dia 22 de agosto seria destinado à  comemoração do folclore brasileiro. Foi criado assim o Dia do Folclore Nacional. Foi uma forma de valorizar as histórias e personagens do folclore brasileiro. Desta forma, a cultura popular ganhou mais importância no mundo cultural brasileiro e mais uma forma de ser preservada. O dia 22 de agosto é importante também, pois possibilita a passagem da cultura folclórica nacional de geração para geração.

O Dia 22 de agosto é marcado por várias comemorações em todo território nacional. Nas escolas e centrou culturais são realizadas atividades diversas cujo objetivo principal é passar a diante a riqueza cultural de nosso folclore. Os jovens fazem pesquisas, trabalhos e apresentações, destacando os contos folclóricos e seus principais personagens. É o momento de contarmos e ouvirmos as histórias do Saci-Pererê, Mula-sem-cabeça, Curupira, Boto, Boitatá, etc.

Nesta data, também são valorizadas e praticadas as danças, brincadeiras e festas folclóricas.

Vejam as atividades realizadas pelos alunos do CT:








segunda-feira, 20 de agosto de 2012

17 de agosto  é um dia mais que especial para o 
Colégio Tiradentes!!!

Estamos fazendo 23 anos de história..... 

E os alunos e professores fizeram uma grande homenagem ao CT...
 Hino Nacional - período vespertino

Hino Nacional - período vespertino


Lanche coletivo da Fase Inicial

Bolo decorado... presente de duas mães de alunos 

turminha animada - período vespertino


















Uma palavra aos pais sobre a importância da leitura:

"Ler é conhecer o mundo"

Crianças pequenas estão conhecendo o mundo. E normalmente são ávidas por esse conhecimento, perguntando-nos sobre tudo, desde as coisas mais simples até aquelas para as quais não temos a explicação nem resposta certa.

Ler é um jeito de conhecer o mundo . Independentemente do tipo de texto que temos em mãos, sempre conhecemos um pouco daquilo que nos circunda. A leitura de romances e poesias pode nos levar à identificação com personagens, ou até à surpresa com muitas possibilidades de vidas e sentimentos.
Enciclopédias nos levam a conhecer as ciências e tem respostas para muitas coisas. Livros de receitas nos ensinam a fazer comidas vezes nos apresentam a cultura e o conhecimento de um povo ou lugar. Jornais e revistas nos informam sobre o cotidiano e fatos importantes, com suas variadas  interpretações. São tantos os tipos e gêneros literários que, se fôssemos identificar cada um deles, nossa lista ficaria enorme!
Quando lemos para nossos filhos ou para crianças pequenas de quem cuidamos, estamos mostrando como é o mundo em que vivem, o mundo em sua plenitude, com toda a sua complexidade de conhecimentos, abordagens, fatos, culturas, pessoas. Ajudamos as crianças a olhar, pensar e entender essa imensidão a que todos nós estamos expostos.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Durante a semana que antecedeu o DIA DOS PAIS o Colégio Tiradentes foi decorado com diversos trabalhos feitos pelos alunos em homenagem aos Papai....

Confira como ficou lindo nosso CT:









sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Festa “Dia dos Pais”
                   Para que haja sucesso em nossa festa, enviamos esta programação;
            Data: 10.08.12 – 6ª feira.
            Horário: a partir das 19:00 horas.
            Local: Colégio Tiradentes.
                        1ª parte > Recepção:
Ø  Acolhida dos Pais.
Ø  Homenagens.
Ø  Entrega da lembrança.
Ø  Lanche.
                        2ª parte > Atividades:
Ø  Circuito de jogos e brincadeiras. (Pai+filho(a)).
                        Esta comemoração é restrita aos Pais e alunos do CT. Contamos com sua participação!                                                  A Direção 

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

No dia 27/7/2012 aconteceu o Arraial da Sustentabilidade do Colégio Tiradentes.

Os materiais utilizados na decoração, como painéis, enfeites de mesa, palco, banderolas e a fogueira, são recicláveis. 
A Coordenação Pedagógica e as professoras trabalharam com os alunos a importância de reciclar objetos, como por exemplo, garrafas pet, papelão assim ensinando a todos os alunos, desde series iniciais, que a natureza merece ser tratada com respeito e carinho!!

Confira como a festança foi maravilhosa: